Sim, ou sopas?
No âmbito dos conteúdos de programático da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no tema Educação para a Saúde. Os alunos do 9º ano foram desafiados a apresentar propostas alimentares saudáveis. Entre muitas do rol, destacou-se o consumo regular da sopa. Depois de terem constatado que, no refeitório escolar, em muitos restaurantes e em casa de algumas famílias, esta confeção é regularmente omitida. Como forma e reabilitar este alimento e de promover hábitos alimentares saudáveis, dinamizaram uma campanha de sensibilização junto da comunidade educativa. Para tal elaboraram materiais diversos: folhetos informativos, marcadores de livros temáticos e receituários que distribuíram junto da comunidade educativa. Que culminou com a atividade “Pronta a cozinhar”, que consistia na elaboração de um Kit de sopa:
um pequeno cabaz onde constavam todos os ingredientes necessários à confeção de uma sopa, desde o azeite aos legumes incluindo a respetiva receita. Os ingredientes foram disponibilizados pelos alunos, 9º B, professores e assistentes operacionais, todos de produção caseira e de acordo com a sazonalidade dos produtos, contando também com o apoio do comércio local. O supermercado “Super Varão” foi exemplo desta iniciativa.
Os cabazes foram elaborados semanalmente, uma sopa por semana e posteriormente adquiridos junto da comunidade educativa.
Este projeto completou-se com uma sensibilização para a diminuição dos desperdícios alimentares, a começar pelo tabuleiro do refeitório, grande parte dos alimentos não é consumida e acaba no lixo. Neste sentido, também os alunos fizeram pesquisas diversos, estudos de casos e inquéritos dos quais resultaram trabalhos vários. Os mesmos foram divulgados no espaço escolar e em contexto de sala de aula, junto dos colegas do 1º ceb- 3ºano, em articulação com a docente titular, onde partilharam informações, dicas de como diminuir o desperdício alimentar e alteração de hábitos alimentares.
Estas atividades foram do agrado geral, quer pelos alunos que as realizaram, pelo empenho e entusiasmo demonstrado e pela troca de experiências e de conhecimentos. Quer junto da comunidade educativa .